A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) realizou, na manhã da última terça-feira (7), uma ação no município de Cachoeirinha, no Agreste do Estado, que resultou na apreensão de 63 garrafas de bebidas alcoólicas com suspeita de adulteração e outras 43 garrafas vazias. A iniciativa integrou a Operação Intox, que tem como objetivo combater a fabricação e comercialização de bebidas adulteradas em Pernambuco.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido em um estabelecimento comercial da cidade, onde as bebidas suspeitas estavam expostas à venda. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária estadual e municipal, além de auditores do Fisco Estadual. Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades tributárias, incluindo ausência de recolhimento de impostos, e descumprimento de normas sanitárias, o que levou ao lacramento do estabelecimento.
"Estamos intensificando as fiscalizações para identificar e retirar de circulação bebidas adulteradas que representam sérios riscos à saúde pública. Nosso objetivo é chegar aos responsáveis pela produção e distribuição desses produtos, assegurando que a lei seja cumprida e que os consumidores estejam protegidos”, ressaltou o delegado Cledinaldo Orico, que coordenou a Operação.
Devido ao grande volume de produtos em estoque, a Vigilância Sanitária continuará com as diligências para verificar outras possíveis mercadorias adulteradas. As bebidas apreendidas permanecerão lacradas até a conclusão dos exames periciais.
A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar os responsáveis pela adulteração e localizar eventuais locais de produção e armazenamento clandestinos. O objetivo é proteger a população dos riscos à saúde causados pela ingestão de bebidas contaminadas.
Nesta terça-feira (7), uma ação conjunta resultou na interdição de dois estabelecimentos industriais utilizados para a fabricação clandestina de bebidas alcoólicas no município de Vitória de Santo Antão. A operação foi conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia do Consumidor (DECON/PCPE), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Receita Federal.
Durante as diligências, foram identificados dois galpões, um utilizado para a lavagem e remoção de rótulos de garrafas usadas e outro destinado ao envasamento de novos produtos. No local, as equipes constataram diversas irregularidades sanitárias e fiscais, incluindo a ausência de selos oficiais, falta de licença do MAPA para o envasamento, uso indevido de garrafas de outras marcas e ausência de condições adequadas de higiene.
No total, mais de 30 mil garrafas e aproximadamente 40 mil litros de substância etílica foram apreendidos. Também foram encontradas garrafas de marcas conhecidas que seriam possivelmente reutilizadas para comercialização fraudulenta, configurando falsificação de marca e colocando em risco a saúde dos consumidores.
Os dois estabelecimentos foram interditados, e todo o maquinário utilizado na produção ilegal foi apreendido. Ao todo, 13 pessoas foram conduzidas à DECON: 11 foram identificadas como funcionários e liberadas após a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), enquanto outras duas pessoas identificadas como o responsável pela operação e o manipulador químico, foram autuadas em flagrante delito e serão apresentadas em audiência de custódia.
A investigação prossegue para identificar outros envolvidos e possíveis canais de distribuição dos produtos falsificados.
Operação flagra fábrica clandestina com mais de 1,5 mil garrafas falsificadas, em condições precárias de higiene e risco de contaminação em Garanhuns. Três homens foram presos em flagrante
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) desarticulou, nesta segunda-feira (6), um esquema de fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas falsificadas no município de Garanhuns, no Agreste Meridional. A ação foi conduzida pela Delegacia de Garanhuns, com o apoio da 18ª Delegacia Seccional (DESEC), resultando na prisão em flagrante de três homens pelos crimes de associação criminosa e falsificação de produtos destinados ao consumo.
As investigações, presididas pelo delegado Victor Hugo, tiveram início a partir do aumento de casos de adulteração de bebidas em diversas regiões do país. Durante as buscas, os policiais localizaram um galpão no bairro Aloísio Pinto, de onde vinham ruídos e forte odor de álcool. No ambiente, foram encontrados suspeitos realizando o envase e o lacre artesanal de garrafas com líquidos de aparência e cheiro semelhantes a bebidas destiladas. Segundo informações preliminares, o material seria distribuído no comércio local e em municípios vizinhos.
“A equipe prosseguiu com as diligências e encontrou um segundo depósito, situado no bairro Viana Moura, onde foram apreendidos lacres, tonéis de álcool e materiais utilizados na falsificação. No total, a operação resultou na apreensão de aproximadamente 1.500 garrafas, além de recipientes e equipamentos empregados na produção”, contou o delegado Victor Hugo..
A Polícia Científica de Pernambuco foi acionada para realizar o levantamento pericial no local. Segundo o perito Kleber Rosalvo Alencar Cardoso, da Unidade de Polícia Científica do Agreste Meridional, as condições encontradas eram precárias e sem qualquer controle sanitário. “Constatamos uma fábrica clandestina de bebidas destiladas, funcionando em condições totalmente inadequadas do ponto de vista da vigilância sanitária e da higiene. O ambiente era bem sujo e armazenava grandes tanques com líquidos incolores e odor característico de álcool. Havia ainda centenas de garrafas antigas e caixas de marcas conhecidas, como Montilla e Dreher, prontas para distribuição”, explicou o perito.
Ainda segundo Kleber Cardoso, o espaço apresentava risco de incêndio e de contaminação ambiental. “O imóvel tinha perigo real de incêndio, dada a quantidade de álcool e papel armazenados, com condições propícias para a proliferação de insetos e roedores, podendo ter impacto para a saúde pública”, destacou. Materiais coletados durante a perícia serão encaminhados ao Laboratório de Química Forense, no Recife, onde passarão por análise técnica para determinar o teor alcoólico e identificar a presença de substâncias tóxicas, como o metanol.
Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Garanhuns, autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos na produção e comercialização das bebidas falsificadas.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia da Rio Branco, com apoio operacional da 1ª Delegacia Seccional (1ª DESEC), realizou, nesta segunda-feira (6), uma operação que resultou na prisão em flagrante de dois homens e na interdição de um depósito e fábrica clandestina de bebidas alcoólicas, localizada no bairro de San Martin, no Recife.
A ação foi deflagrada para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 12ª Vara Criminal da Capital. Durante a diligência, foram apreendidos equipamentos de produção, como envazadora, fogão industrial e soprador térmico, além de rótulos falsificados, bebidas adulteradas e eletrônicos utilizados na atividade ilícita.
A fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) constatou a ausência de registro legal do estabelecimento e lavrou autos de infração, inspeção e fechamento do local. A investigação identificou ainda o uso indevido de um CNPJ cancelado, documentos falsificados e adulteração no medidor de energia elétrica, levantando suspeita de furto.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia da Rio Branco, onde foram autuados pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de produto alimentício, crimes contra as relações de consumo, concorrência desleal e crimes contra a ordem tributária, além da suspeita de furto de energia.
A Polícia Civil de Pernambuco segue com as ações em todo o Estado com foco no combate à produção e comercialização clandestina de bebidas alcoólicas.
O motorista de um caminhão foi fazer uma conversão para entrar à esquerda, quando ocorreu uma colisão com uma motocicleta que seguia atrás do veículo.
A condutora da moto ficou ferida com uma fratura exposta na perna. A PRF postou os primeiros socorros à vítima e acionou o Corpo de Bombeiros, que encaminhou o condutor para o Hospital Eduardo Campos em Serra Talhada.
O motorista do caminhão não se feriu. Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.
Motorista tentou fugir da abordagem, mas foi alcançado pelos policiais
Uma carga de 781 Kg de maconha foi apreendida, nesta terça-feira (7), na BR 235, em Juazeiro, na Bahia. A droga era transportada em um caminhão baú abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Companhia de Caatinga da Polícia Militar da Bahia (CIPE Caatinga).
Policiais realizavam uma fiscalização na BR 235, quando deram ordem de parada ao motorista de caminhão, que desobedeceu e tentou fugir da abordagem, mas foi alcançado. Ao abrir o baú do veículo, foram encontradas dezenas de fardos de maconha.
O motorista disse que havia sido contratado para entregar a droga na Bahia. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro e poderá responder por tráfico de drogas, que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão.
Começou nesta sexta-feira (26/09), e terá continuidade nos dias 29 e 30 de setembro, a Operação Fecha Batalhão, ação integrada que mobiliza todos os batalhões da Polícia Militar de Pernambuco. O efetivo empregado reúne policiais da capital, do Quartel do Comando-Geral, das diretorias especializadas (DIRESP), integradas (DINTER I e II) e da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH).
O esquema prevê o lançamento diário de 252 viaturas e 756 policiais militares e se estende a todo o território pernambucano e tem como objetivo central combater os homicídios, priorizando locais com maiores índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Para isso, as equipes intensificam rondas, abordagens, incursões, blitz e bloqueios em pontos estratégicos, definidos a partir de mapeamento da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO).
O foco está em áreas críticas das Áreas Integradas de Segurança (AIS), abrangendo regiões da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. A medida busca dar resposta rápida a criminalidade, reforçar o policiamento ostensivo e oferecer mais segurança à população.
"Polícia Militar de Pernambuco. Nossa presença, sua segurança!".
No dia 10/09/2025, às 14h08, a equipe da GT Tático Extra 21119 recebeu denúncia sobre tráfico de drogas no bairro Livramento, em Vitória de Santo Antão. Durante vigilância, um suspeito em uma motocicleta Honda Bros, placa PFL-0F35, tentou fugir, mas foi alcançado cerca de 500 metros depois. Na moto, foram encontrados 60g de maconha.
O indivíduo apresentou versões contraditórias sobre seu endereço, mas os policiais identificaram sua residência na 1ª Travessa 01 de Maio, Alto José Leal. No local, com consentimento da esposa, foi encontrada uma mochila contendo:
• 97g de cocaína
• 124g de maconha
• 02 balanças de precisão
• 01 Motocicleta Bros
• Diversas embalagens tipo zip lock
• 2 celulares
• R$ 173,00 em espécie
• Selos usados para identificar embalagens de droga
Diante das evidências, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e adotadas as medidas cabíveis.
MATERIAL APREENDIDO
97 g Cocaína
124 g de Maconha
R$ 173,00 em Espécie
RESULTADO
01 APFD
TC PM JÚNIOR
Comandante do 21º BPM
MAJ PM FLÁVIO
Subcomandante do 21º BPM
Polícia Militar de Pernambuco
Podcast
Fique por dentro e não perca os melhores Podcast da nossa Rádio.
PODCAST - 01
OUVIR
TOP 10
1 - Gustavo Lima - Morar nesse Motel
2 - Amado Batista - A Saudade tá doendo
3 - Simone Mendes - Climão
4 - Zé Vaqueiro - Maravilhosa
5 - Luan Santana - Eu sou Sentimento Part. Luan Pereira
6 - Mari Fernandes e Zé Felipe - Louco Louco
7 - Natanzinho - Amor na Praia
8 - Manu Batidão e Guilherme e Benuto - Torre Eiffel
9 - João Gomes - Coração de Vaqueiro Part. Iguinho e Lulinha e Tarcísio do Acordeon
10 - Enzo Rabelo - Pai porquê? Part. Bruno
NOSSA PESQUISA
A Nossa Rádio esta evoluindo e com isso agora elaboramos um novo Site para você nosso ouvinte ficar por dentro de tudo que acontece e não perder nossa programação. PARTICIPE DA NOSSA PESQUISA DE OPNIÃO!